quarta-feira, 23 de março de 2011

APOSTE NA BATATA-DOCE


A batata-doce, é um excelente carboidrato, pois possui baixo índice glicêmico. Quando comemos carboidratos integrais, batata doce,lentilha, feijões e outros, nosso organismo libera glicose mais vagarozamente na corrente sanguínea, o que é ideal. Esse tubérculo é ótimo para todos nós que praticamos atividade física (caminhada também vale).Procurem consumir a batata doce em alguns dias da semana, no lugar do arroz branco.Se seu filho é gordinho, incentive-o a consumir a batata-doce, dizendo que é o alimento preferido dos atletas e frequentadores das academias. Ela acompanha muito bem carnes e frango, experimentem! Colei alguns artigos da revista Saúde, que falam sobre seus benefícios.

Índice glicêmico menos é mais

Quanto menor o nível de glicose no alimento, melhor para a saúde. Entenda o que significa essa medida e por que ela é a nova arma de combate à obesidade
por Regina Pereira | fotos Gustavo Arrais
O mundo está de olho nele. Pudera. O índice glicêmico, o IG, faz você engordar. Tanto quanto as calorias. Mais: essa medida está relacionada com doenças cardiovasculares e diabete. Em países como a Inglaterra, a França, os Estados Unidos, o Canadá e a Austrália, muitos alimentos industrializados já vêm com um selo indicando a quantidade de IG se é baixa ou alta. "Seu grande mérito é garantir a saciedade e assim controlar o apetite", disse à SAÚDE! a australiana Jennie Brand-Miller, professora de nutrição da Universidade de Sydney e uma das maiores autoridades no assunto.

Mais que 70: Alimentos de IG alto são os que ultrapassam esse valor. Eles não precisam ser varridos do cardápio, mas vale certa parcimônia no consumo

Batata 129
Pão francês 100
Polenta 99
Purê de batata 91
Arroz polido 87
Arroz integral 79
Biscoito de água e sal 78
Biscoito wafer de baunilha 77
Flocos de milho 77
Waffles 76
Batata frita 75


Menor que 55: Abaixo dessa medida, os alimentos são considerados de baixo IG. Incluir ao menos uma porção deles em cada refeição é a dica para aumentar a saciedade

Soja 20
Cereja 22
Espaguete integral 37
Maçã 38
Ameixa 39
Feijão-fradinho 40
Feijão-carioca 41
Aveia 42
Lentilha 42
BATATA-DOCE 44
Grão-de-bico 45

Índice alto:

Os alimentos desse grupo, como o pão de forma comum e o arroz branco, fazem o açúcar entrar depressa no corpo. Só que ele também sai rapidinho. O pâncreas, então, é obrigado a produzir muita insulina de uma só vez. Em excesso, o hormônio diminui o nível de glicose. Daí a fome aparece antes da hora

Índice baixo:

O pão de centeio e o feijão estão nesse grupo. Ricos em fibras, retardam a absorção de açúcar e provocam uma resposta glicêmica gradual. Dessa forma, garantem mais saciedade e ajudam a manter a silhueta.
.
Quer baixar o ig de sua dieta?

É só adotar alguns truques espertos que ensinamos aqui
Prefira alimentos ricos em fibras solúveis. "Além de permanecerem mais tempo no intestino delgado, o que torna a digestão mais demorada, eles dificultam a absorção de carboidratos", diz a professora Elizabete Wenzel. Aveia, feijão e lentilha são suas melhores fontes.

2 comentários:

  1. Gostei desta informação,
    Já percebi que quando faço exercícios e regime ao mesmo tempo(cortando completamente o açúcar)costumo ficar com tremedeira(acho que pela baixa do açúcar no sagnue).
    Agora vou tentar com a batata doce antes e depois do exercício.
    Valeu a dica.
    Só falta passar as receitas deliciosas com a batata doce pra gente testar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Minha dica é a seguinte: eu cozinho cortada em rodelas de + ou - 1 cm de grossura, com a casca no vapor. Para levar na academia,é só retirar a casca e colocar em um recipiente e para acompanhar a refeição, é só aquecer uma frigideira com anti-aderente, untar com azeite, e em fogo baixo ir dourando as fatias de batatas. Coloque sal(com moderação) e...bom apetite!

    ResponderExcluir