quinta-feira, 14 de abril de 2011

CANELONES DE BERINJELA









Meus queridos amigos, eu fiz essa receita e AMEI!!!Leve, nutriviva e pode ser um prato único. Eu comi só os canelones ( comi muito bem por sinal), dispensei o macarrão. Mas quem quiser, pode acompanhar com 2 colheres(sopa) de arroz, ou 1 copo (tipo requeijão) faltando 1 dedo para chegar na borda, de massa cozida, pene ou parafuso(de preferência integral).Ótimo prato para o dia de domingo.

INGREDIENTES:

3 berinjelas
sal e pimenta
2 colheres de (sopa) de azeite de oliva
ramos de manjericão fresco
300g de ricota amassada e temperada
1 colher de (sopa) de parmesão
250g de palitos finos de queijo branco ou mussarella(quem puder e gostar)
um molho ao sugo ou bolonhesa feito com 1 colher de(chá) de óleo de milho, alho, cebola, 300g de carne moida sem gordura, buquê de ervas aromáticas ( louro, um ramo de tomilho, 1 raminho de salsinha amarrados em um fio dental SEM GOSTO DE MENTA!

PREPARO:
Vamos aparar as pontas das berinjelas, e fatiá-las na espessura de 1cm. Coloquem em uma assadeira, salpiquem sal, e deixem descansar por 30min para retirar o amargo.Lave as fatias, seque com papel toalha e coloque em uma assadeira untada com óleo. Deite as fatias sobre elas, pincele um pouco de azeite por cima, e leve ao forno por + ou- 20min.Deixe que elas esfriem antes de retirar.

MOLHO:
Façam o molho de tomates de acordo com o gosto da família.Eu fiz bolonhesa, primeiro soltei bem a carne moida(sem temperos), quando ela estava soltinha, fui colocando alho, cebola, etc...Por último tomates(= ou- 1,2kg) maduros escaldados e batidos, ou 2 latas de tomate pelado, também refogado.

MONTAGEM:

Espalhe 1/3 do molho no fundo do pirex. Pegue a fatia de berinjela, espalhe a ricota amassada com garfo e temperada com sal,fio de azeite, um pouco de cebolinha, sobre a fatia. Coloque uma folha de manjericão( reserve 1 folha para cada fatia de berinjela), sobre ela um palito de queijo, e enrole a berinjela.Vá colocando no pirex, uma ao lado da outra. Espalhe o restante do molho, polvilhe parmesão, e leve novamente ao forno por mais uns 15 ou 20 min(fiquem de olho). Nas fotos, eu não cobri totalmente de molho para que todos pudessem ver, mas cubram as berinjelas todas com o molho. BOM APETITE!

4 comentários:

  1. já sei o que vou fazer de jantar no sabado... adorei a receita, só to pensando em fazer com tofu! bjus!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oiiiii, vc posta muitas receitas com berinjelas,uhhhh!!! eu adoro vou fazer.
    Sabe Petê o que me faz engordar não é o docê.Adoro massas,arroz,feijão,macarrão e pipoca estes alimentos disperta o dragão faminto que ainda existe dentro de mim.Todos os dias eu tento não come-los na janta,as vz eu consigo.Mas não desisto continuo tentando. Bjs...bjs...

    ResponderExcluir
  3. Franci querida...conheço muuuito bem esse dragão faminto. Ele também mora dentro de mim, só que eu o mantenho dormindo. Dá-lhe sonífero!!!Querida Sammy, espero que seu jantar seja Delicioso! Lembre-se de cobrir totalmente os canelonis de berinjela com molho, bjs

    ResponderExcluir
  4. Adorei a receita .Pensei em congelar você ja congelou sera que da certo .

    ResponderExcluir