terça-feira, 7 de junho de 2011

DOCES...UM CAPÍTULO À PARTE


É muito difícil resistir a TAMANHA tentação.Foi exatamente por isso, que depois de diversas tentativas,percebi que PRA MIM, comer apenas um pedaço não seria possível.No início da minha mudança alimentar,logo ví, que EU teria que CORTAR os doces da dieta. Assim como um alcoólatra não pode dar o primeiro gole, eu não podia e ainda não posso, dar a primeira mordida. Mesmo depois de todos esses anos(8 anos), não consigo identificar, que tipo de reação a primeira mordida (principalmente nos doces), provoca dentro de mim. É uma mistura de QUERER COMER ATÉ VER O FINAL, acreditando, que mesmo depois desse DELÍRIO, amanhã eu faço TUDO CERTO!MENTIRA!!!Todos sabemos que não é isso que acontece. Aquela sensação que determinado alimento provocou, SE FAZ PRESENTE à todo momento, nos fazendo CAIR NOVAMENTE EM ARMADILHAS(provocadas por nós mesmos), VÁRIAS VEZES. Por isso, EU não ARRISCO.Retirar da minha vida, "aquilo" que me fazia perder o controle, me fez perceber que era o melhor caminho . Assim , consegui levar sem SURPRESAS, minha mudança de hábitos. "O que o paladar não sente, a lembrança não cobra". Pelo menos PRA MIM, funcionou e funciona dessa forma. Se o MEDO tem seu lado positivo, de preservação, é aí, que ele se encaixa na minha vida. O MEDO de cair, me faz recuar à qualquer sinal de PERIGO. Pode parecer exagero, mas não é. É uma questão de manter o EQUILÍBRIO MENTAL e o DOMÍNIO sobre meus atos, frente aquilo que me atormenta (mesmo um simples pedaço de bolo). Enquanto eu não conseguir identificar esse tal "delírio", prefiro DELETAR os doces da minha vida.Quem sabe um dia...Será?

10 comentários:

  1. Oi lindona!
    Tb sou adepta desse método, cortar radicalmente as "tentações", entre elas, o doce. Em especial o chocolate que adorooo. Até porque minha redução sempre é lentaaaa, então se não for, digamos, radical, não chego nunca ao peso ideal.
    E vamos à luta!!beijoo

    ResponderExcluir
  2. Olá, Pete!
    Sua colocação está correta. Cada um tem que identificar, sinceramente, os pontos fracos e admití-los, isso é fortaleza. Nos traz segurança. Os limites nos trazem segurança.
    Saúde!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por compartilhar seu aprendizado conosco.
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  4. ola amiga gostei muito do seu blog e um insentivo para mim pois vc tem muita criatividade para se alimentar eu particio de uma comunidade que se chama reeducaçao alimentar e esta dando super certo pois todo que como posto la e agora com suas sujestoes de alimetaçoes sinto que agora e para sempre em questão aos doces não sou muito fã não meu problema e com os saugados mas como vc disse que como se fosse um alcolatra não devemos dar o primeiro gole ou a primeira mordida pois para quem e depende e muito dificil e devemos evitar em cair em tentaçao ....
    amiga bjus e adorei sua historia parabens

    ResponderExcluir
  5. Pete que legal você tirar um momento seu e me responder um tópico tão importante diante aquele pedido que fiz a você , sabe Pete ontem aqui em casa assistindo ao jogo do Brasil aquele onde foi o último do Ronaldo Fenômeno fiquei intrigada e pensando muito na vida e em minha situação , eu assisti há um momento que nunca sairá dos meus pensamentos , após a partida o Ronaldo foi fazer uma volta no estádio para se despedir dos fãs e do Brasil , eu vi aquela cena e não parei de pensar como nós seres humanos temos tantas glórias e tantos transtornos eu vi ele caminhando com dificuldade já gordo sem muitas forças e me lembrei que ele teve tantas glórias na vida profissional e etc , mas em particular eu via aquela cena e me sentia mal , ele parou muito jovem e claro teve suas justificativas , inclusive ele disse que sofre de hipotiroidismo que dificulta no emagrecimento etc, mais tirando isso eu penso que emagrecer estar em forma nada tem haver com dinheiro , fama , poder ... Quando vi tudo aquilo vindo de um atleta tão famoso tão vitorioso me senti muito pequena e ao mesmo tempo me ajudou a ver que sou igual a todos, tenho fraquezas , e tenho impulsos, eu não nasci assim viciada em comida em doces ai vi que tudo isso que vivo hoje e uma soma de tudo que fiz ao longo dos tempos. sinto que algo lá dentro de mim mudou e para melhor eu a partir de agora decido abrir mão de tudo que me faz mal , falando assim com você como se eu fizesse um desabafo pessoal e irrevogável quero viver Pete, quero saber quem sou eu, quero voltar a ter saúde não somente a física mais a emocional a espiritual elas tambem sofreram tanto comigo foi uma somatória de sofrimentos , ainda bem que estou aqui para escrever e dizer que eu vou seguir meu caminho vou cuidar de mim.

    ResponderExcluir
  6. Meus queridos amigos. É IMPOSSÍVEL , pelo menos pra mim, não me emocionar com o depoimento da querida Cristina. Todos que sofremos com a compulsão alimentar, sabemos a IMPORTÂNCIA de colocar a cabeça pra fora, e RESPIRAR. Respirar pra nós, significa, retomar as FORÇAS e RENASCER, LITERALMENTE DAS CINZAS em que nos colocamos ( mesmo sem saber porquê), mas aconteceu.Agora devemos retomar o fôlego,ESQUECER O QUE PASSOU e COMEÇAR TUDO NOVAMENTE .É POSSÍVEL e MUITO GRATIFICANTE. É recomeçando que percebemos A FORÇA QUE TEMOS.Obrigada sempre pela companhia de todos!

    ResponderExcluir
  7. É, cada um tem que identificar a sua forma de fazer dar certo este processo, que é para sempre. No meu caso, felizmente, não preciso e nem me faz bem abolir nada. Consigo perfeitamente comer o primeiro pedaço de algo que considere pertinente, seja ou não calórico, sem que isso me leve para querer mais e mais. Isso me ajudou porque a proibição sempre foi uma coisa com a qual lido mal e nenhum processo restritivo comigo foi eficaz, sequer tive vontade de levar adiante. A reeducação, sem privação, foi o meu caminho porque ter liberdade de escolha, poder decidir se vou ou não vou comer isso ou aquilo, mesmo um doce, é algo que me agrada. No entanto, me dá uma responsabilidade maior ainda, pois se a escolha não for a certa naquele momento, isso terá um preço.
    Acho bacana você compartilhar o que, no seu caso, pega mais ou menos, é uma história de vida e de processo que agrega muito mesmo.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Beth, deve ser MARAVILHOSO saber PARAR. Isso é ouro...Como vc disse, esse processo é individualizado. Devemos descobrir nossos pontos fracos e fortes, e só então, traçar a melhor estratégia a seguir. Lindo final de semana, bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, Petê, tudo bem? Faz um tempinho que leio seu blog, mas nunca comento. Fico admirada com as mudanças que vc conseguiu fazer e manter. Principalmente esta mudança de tirar os doces da sua vida, são 8 anos sem nenhum docinho?? Nossa, vc está super de parabéns, merece muitas congratulações! Aqui neste blog não achei o início do seu processo, vc tem algum blog que conte sobre o início? Me fala, como é que vc consegue viver sem doces, para mim parece simplesmente impossível, sou completamente viciada em açúcar! Já cheguei a ler que o açúcar é puro veneno e vicia mesmo. Mas o máximo que consigo ficar sem doces são alguns dias, daí dou a primeira mordida em algum docinho e minha dieta vai por água abaixo... Vc escreveu que é compulsiva, como eram suas crises de compulsão? E vc conseguiu vencer a compulsão pela restrição aos doces, é isso? Beijos, Marcela.

    ResponderExcluir
  10. Marcela...NÃO ME ESQUECI DE VOCÊ. Vou responder com calma, aguarde e beijocas

    ResponderExcluir