terça-feira, 30 de novembro de 2010

HOMUS ( pasta de grão-de-bico)


Colei algumas informações que retirei do Blog do Hospital Albert Einsten sobre essa leguminosa tão saudável e gostosa, o grão-de-bico . Preparei o Homus, é delicioso para acompanhar torradinhas de pão sírio integral, ou Rap 10 integral torrado, ou aquilo que mais gostarem. Comendo dentro do que é possível ( em exageros) tudo Pooode! Eu consumo o equivalente a 1 colher de sopa normal (não aquelas de Super-Mãe) e 1 pão sírio médio( 50grs) ou 1 disco de Rap 10. Isso já é minha cota de carboidrato da refeição, aí complemento com saladas e pronto.

Homus ( pasta de grão-de-bico)

1 copo tipo requeijão de grão-de-bico cru, lave e deixe de molho dentro da geladeira da noite para o dia.
No dia seguinte, escorra a água do molho , lave e coloque na panela de pressão com áqua que cubra o grão-de-bico passando 1 dedo , feche e quando começar a chiar , contar +ou- 20 min. Deixe sair o vapor por completo e abra.
Coloque os grão no liquidificador com +ou- 1 concha da água do cozimento ainda morna, acrescente 1 dente de alho, sal, suco de meio limão, 1 pouquinho de pimenta vermelha, coloque 1 colher de chá de Tahine ( pasta de gergelim )se gostar e tiver facilidade em comprar em casas de produtos árabes, azeite à gosto e bata até fomar esse creme da foto. Pode acrescentar folhas de hortelã picadinha ou salsinha. Verifique o sal, o limão , o azeite, guarde na geladeira , em vasilha de louça coberta com filme plástico.


As vantagens do grão-de-bico
As leguminosas fazem parte de um grupo de alimentos composto pelos grãos produzidos por vagens: feijões, soja, ervilha, lentilha, fava, tremoço e grão-de-bico. Entre eles, o grão-de-bico tem sido importante foco de pesquisas na ciência da nutrição.



Originário do Oriente Médio, na época das grandes navegações, este grão caiu no gosto de portugueses e espanhois, que difundiram o seu consumo.

Entre suas propriedades nutricionais, é considerada uma importante fonte de proteína de origem vegetal, destacando-se o aminoácido triptofano. Este nutriente é utilizado pelo organismo para a produção do neurotransmissor serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de bem-estar. Assim, alguns pesquisadores sugerem que o seu consumo pode auxiliar de forma positiva em diversos efeitos fisiológicos, como melhora de quadros de depressão leve, insônia, ansiedade, controle do apetite, e até mesmo na tensão pré-menstrual, relacionada com níveis baixos de serotonina no organismo.

As vantagens do grão-de-bico não param por aí. Fonte de isoflavona, fitoestrógeno com estrutura química e ação similar ao hormônio estrogênio, pode ser indicado em terapias de reposição hormonal, como no caso da menopausa. O alimento conta com outros importantes nutrientes em sua composição, como vitaminas do complexo B, e os minerais ferro, fósforo e potássio.

O baixo índice glicêmico do alimento se deve por ter em sua composição fibras alimentares, que entre outras funções, melhora o trânsito intestinal. No entanto, os carboidratos presentes na casca do grão tem poder fermentativo, não sendo indicado em quadros de flatulência. A fim de amenizar este desconforto é recomendável a remoção da casca

5 comentários:

  1. òtima receita.petecamargo tambem é cultura!!!!!

    ResponderExcluir
  2. menina voce e uma vitorioza parabems nossa voce perdeu esse tanto , a fiquei super animada estou querendo perder 30 kilos ate junho sera que consiguo? mim respoda esse recado oque voce acha eu comecei dia 6 de novenbro ja perde 4 kilos estou muito animada rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Meninas, é muito bom ter a participação de todas nesse cantinho tão importante pra mim.Querida Angelita, meu conselho é: - Não se prenda em datas ou quilos, apenas FAÇA A COISA CERTA, e com toda certeza, a consequência é esse sucesso que você já desfruta. Siga seu caminho, sabendo que ele é o melhor pra você!

    ResponderExcluir
  4. Ótimas postagens! Sempre acompanho o blog! Parabêns. Bom fds! rs. David.

    ResponderExcluir
  5. Oi Petê, não some não... Tô sempre aqui lendo seus posts inspiradores e tentando fazer a coisa certa como vc sempre diz. Ainda estou uma lagarta bem gorda mas quero voltar a ser borboleta e vc me inspira demais.
    Esperando pra ouvir de vc hein!
    Beijos.

    ResponderExcluir