quinta-feira, 17 de março de 2011

PEIXE EM PAPELOTE




Cozimento "en papilote" (pronuncia-se papiote). A expressão "en papilote" significa que o alimento foi preparado, cozido e servido em um "envelope", feito com papel alumínio ou impermeável(papel manteiga). Neste sistema, o cozimento é feito com a própria água contida nos alimentos. Com isso, a perda de aromas e elementos nutritivos será mínima e o melhor: não é necessário utilizar gordura.
Você pode preparar vários alimentos em papilote: carnes, peixes, legumes e até frutas. O resultado é um prato leve, saboroso e aromático . Nesse peixe utilizei:

PORÇÃO INDIVIDUAL
1 filé de San Pieter
6 camarões cinza
1 dente de alho
1 pedaço pequeno de pimentão vermelho picado
cheiro-verde e cebolinha picados
sal
2 colheres de (chá) de creme de ricota
1 colher de (chá) de azeite
um pouco de pimenta, quem gostar e puder
um pedaço de papel alumínio para fazer o envelope

Coloco um fio de azeite no fundo do papel de alumínio, antes de deitar o filé. Aí é só colocar todos os ingredientes restantes, temperos, fechar o papel alumínio e colocar no forno, ou grill tampado(eu fiz assim). Tempo de preparo +ou- uns 15 a 20 min. Quando abrir, MUITO CUIDADO COM O VAPOR que saí de dentro de envelope. Acompanha batata cozida, arroz e legumes.É muito saúdavel, e o melhor de tudo é que NÃO SUJA PANELA NEM FOGÃO!!!!!!

8 comentários:

  1. Simplismente adorei a dica, não sou fã de camarão mas vou fazer com frango e ja ate tive a ideia de colocar uns legumes junto... Bjsssss

    ResponderExcluir
  2. Amiga que prato lindo e com certeza delicioso tbm. Fico até com medo de entrar pra ver os seus posts porque as dicas são todas maravilhosas. Só lamento a preguiça e a falta de dom pra cozinhar. Adoraria ter este gosto pra criar e degustar alimentos tão bonitos e nutritivos quanto os seus.
    Grande Beijo e Ótima Quinta!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei!! Nao sabia que cozinhar em papel alumínio dispensa o uso de gordura. E o creme de ricota é tudo!!
    Obrigada pela receita!!

    ResponderExcluir
  4. Meninas...é simples assim! Uma delícia sem SUJEIRA na cozinha, ADORO!!!!Quem não puder ou não gostar de camarão, pode retirar, é que eu amo camarão, acho que ele dá um toque em tudo, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Nossa Petê, fico com fome quando leio seus posts! hshshs! Estou até sentindo o cheiro! Tenho uma dúvida; essas ervilhas que você sempre coloca nos seus pratos, são ervilhas enlatadas ou frescas? Não parece ser enlatado, onde as encontro?
    Beijinhos e muuuito obrigada por compartilhar seus truquezinhos para emagrecer!
    Dri

    ResponderExcluir
  6. oi amiga...que delícia...adoro esse peixe, como eu tenho uma filhinha peq. é bom pois não tem espinhas....mas peco ao fazê-lo....pois meu marido adora empanado..vou fazer assim...é mais fácil e saudável...
    Como vc faz para cozinhar no vapor?tem alguma panela especial??
    bjs

    Gislene

    ResponderExcluir
  7. Minhas lindas, esse peixe depois de embrulhado no papel alumínio eu coloco dentro do grill Cadense, tampado. Pode ser feito no forno ou panela elétrica. As ervilhas frescas congeladas eu compro no setor de congelados do mercado.Queridas um LINDO FINAL DE SEMANA!

    ResponderExcluir