segunda-feira, 20 de junho de 2016

Doenças autoimunes X glúten


Numa doença autoimune, as células do sistema imunológico produzem anticorpos e outros produtos celulares que começam a reagir contra o tecido normal, saudável, causando inflamação e danos. No caso do Lúpus, doença autoimune que eu tenho, é como se meus soldadinhos de defesa  ao invés de me defender começam a me atacar.
Por isso eu preciso fazer de tudo para ter uma vida bem equilibrada em todos os sentidos.
Por que retirar o glúten ?
O glúten danifica o forro do intestino delgado e os nutrientes não serão absorvidos apropriadamente, causando inflamação e desconfortos.
Em indivíduos com predisposição para doenças autoimunes, tudo o que causa inflamação no organismo é melhor evitar, converse com o seu médico.
Por que é tão difícil aceitar que mudanças simples na dieta pode melhorar a doença e saúde? A resposta é simples. Nutrição é pouco ensinada na escola de medicina. A maioria dos médicos desvaloriza ou ignora a nutrição. Infelizmente isso se traduz em mais medicamentos e soluções menos cuidadosas que deixam as pessoas mais doentes.
O que é o glúten?
O glúten é uma proteína encontrada em muitos grãos que é pegajoso, dá elasticidade à massa e torna os produtos alimentares macios. A maioria das pessoas identifica pães e massas como fontes de glúten.
O glúten é encontrado em ketchup, cerveja, álcool, farelo de trigo, frutos do mar de cativeiro, goma de mascar, molho de soja, molho de salada comercial, molhos, corantes artificiais, vegetais enlatados, bebidas quentes instantâneas (café, chá, chocolate quente) , xarope de arroz, sopas (ambos enlatados e congelados), cubos de caldo, salsichas, estabilizadores de alimentos e outros.
Além de trigo, outros grãos, como cevada e aveia contêm glúten. Outros alimentos podem reagir de forma cruzada com o glúten por sofrerem a contaminação na estocagem.
Pesquise mais sobre o assunto e principalmente  observe as respostas do seu corpo!
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário