segunda-feira, 13 de junho de 2016

Menopausa X Atividade Física


Na menopausa diversas alterações fisiológicas acontecem no organismo da mulher. A diminuição do nível de estrogênio somado ao envelhecimento gera uma redução da massa muscular e da força, principalmente dos membros inferiores, o que pode levar a uma limitação quanto à mobilidade e autonomia funcional. Tal fator associado a uma diminuição na coordenação motora natural do envelhecimento resulta em uma caminhada mais lenta.
Nessa fase, também ocorre um aumento da deposição de gordura na região abdominal, aumentando o risco de doenças cardíacas. Além disso, a diminuição na síntese de estrogênio auxilia na dificuldade da entrada de cálcio no osso, aumentando o risco de osteoporose e fraturas. Após a menopausa, as mulheres perdem de 3% a 5% de sua massa óssea por ano.
A prática de atividade física é fundamental para todos, porém merece maior atenção e dedicação após a menopausa, pois traz benefícios em todos os aspectos fisiológicos naturais que ocorrem, uma vez que auxilia no ganho e na manutenção de massa muscular e força, utiliza gordura como fonte de energia, auxilia a retardar a perda de massa óssea e melhora a postura.
Por isso eu faço e te convido a mexer o corpo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário