quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Escabeche de sardinha...na panela de pressão!!

Meus amores,
BOA TARDE nessa quinta feira gostosa!
Essa receita me faz lembrar minhas férias na casa de praia da minha avó, quando chegávamos "verdes" de fome da praia e ela  fazia um pratinho de rodelas de pão francês com escabeche para gente beliscar enquanto aguardava o momento de tomar banho...e saudades!!
Simples assim:
Vamos precisar de 1kg de sardinhas limpas , lavadas e  levemente secas com papel toalha. A sardinha pode ser substituída por pescada cortada da mesma forma.

1 pimentão verde cortado fino, 2 cebolas cortadas finamente, 4 dentes de alho picados, 2 tomates maduros cortados, alho poró, um pouco de alcaparras (opcional), pimenta biquinho (suave) ou dedo de moça (picante) ,cheiro verde, cebolinha, louro, azeite, 1/2 xic. de café de vinagre balsâmico, suco de 1/2 limão, sal

Panela de pressão 4 1/2 litros .

Comece colocando 1 colher de sopa de azeite no fundo  da panela e  faça camadas de tomate , cebola, pimentão, alcaparras, alho poró, louro, um pouco de balsâmico, pimenta e deite a primeira camada  de sardinha com a parte da carne (rosada)  em contato com  os temperos e pele pra cima.Como na foto abaixo...

Continue fazendo as camadas regando a cada uma delas, 1 colher de sopa de azeite, sal, temperos, etc...

A última camada é de temperos e  azeite, então tampe a panela, leve ao fogo médio e quando começar a chiar...  deixe 25 min.

O escabeche deve ser retirado quando a panela estiver totalmente fria. Procure uma vasilha que sobre na boca da panela de pressão  e vire de uma só vez  para que ela fique assim...em camadas!
Guardar em vasilha de vidro, coberta com papel filme e degustar com pão. Sabendo que vamos comer pão com o escabeche...MANEIRAMOS nos carboidratos do dia,
Simples assim!!!

11 comentários:

  1. Olá, Petê passei só pra dizer que vc esta mudando minha vida, todo dia quando quero desistir corro para seus vídeos e me mantenho firme. Muito obrigada, gostaria de expressar toda minha gratidão com palavras, mas não consigo, grande bj e Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi querida...que MARAVILHA saber disso!!
      Obrigada por estar aí, FIRME POR VOCÊ E PRA VOCÊ!!
      Estamos juntas e misturadas...bjs

      Excluir
  2. Oi Petê! Esse escabeche deve ficar delicioso... É possível fazer com outros peixes? Beijo

    ResponderExcluir
  3. Pete,minha linda obrigada pela receita,maravilhosa,essa receita não vai óleo,nem azeite?bjus

    ResponderExcluir
  4. É, esta amiga é um grande estímulo a todos ... Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Com você, aprendi que emagrecer é não desistir...
    E tenho levado isso para outras áreas da minha vida.
    Obrigada por ser inspiração e me ajudar a ser resiliente.

    Amo seu blog demais!
    Coloquei um vídeo seu no canto do meu blog que me inspirou mt a começar de novo!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida que gostoso saber disso!!
      Adoro a parceria e esse trabalho que TODOS vocês fazem em DIVULGAR QUE É POSSÍVEL!!
      bjs...

      Excluir
  6. Oi Pete! na panela de pressão se coloca um pouco de água? beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não meu amor, a própria água dos tomates, cebolas e até da saridinha bastam!!
      bjs...

      Excluir
  7. Oiii Pete , que orgulho de vc!!! Sem palavras.... Mas olha preciso emagrecer uns 4 kilos, tá dificil comeco e paro... tem alguma receita com abobora cabotiá??? bjussss.... Vc é muita guerreira!!! bjusssssssss (Mara) e-mail marah.moura@hotmail.com

    ResponderExcluir