quarta-feira, 2 de junho de 2010

De lagarta a borboleta


Todas as pessoas com quem converso me perguntam: o que você fez?; como emagreceu tanto? como conseguiu?; enfim, as curiosidades são as mesmas e justificáveis. O que leva uma pessoa a chegar ao peso de 145.6 Kg. O que aconteceu?;teria passado por algum problema? separação, desgosto, enfim, se eu soubesse..., nada disso teria acontecido. Só me lembro de sentir um imenso prazer em preparar e degustar tudo o que eu fazia. Uma acomodação, e certeza de que tudo estava bem. Minha casa sempre tinha bolo, doces , nos fins de semana a pizza era sagrada ( e eu fazia tudo), domingo macarronada, enfim , a casa realmente fumegava. Só que dentro de mim, existia a tristeza de ser daquele tamanho . Sentia apagar aos poucos a Petê que um dia eu fui. Tinha vontade de sair, dançar, bater papo , mais ao mesmo tempo sabia que as roupas não ficariam boas, que todos fariam comentários e aquilo me fazia ficar em casa. Cozinhar e comer pra afogar meus problemas, era a fuga . A comida não me cobrava nada, era minha companheira e me dava prazer a todo tempo, e cada vez mais eu precisava dessa satisfação, pois estava viciada em comer. Chorei muitas vezes, quando estava sozinha, porque na frente dos outros eu era a palhacita, aquela que fazia todos rirem. Hoje eu sei e sinto que era pra desviar a atenção do foco principal , o peso. Se alguém está com excesso de peso e tem uma ótima saúde ( o que eu duvido), e quer continuar assim, vá enfrente ! Porque na realidade, não nascemos para ter esse peso extra, o corpo foi feito para ser usado de maneira ampla . Eu sabia de todos os males que aquilo me causava, queria mudar e não conseguia. Sentia a dor dos meus filhos, que eram pequenos, nas brincadeiras maudosas e cruéis do amigos de escola ( porque criança também sabe ser cruel) sentia os olhares de compaixão daqueles que gostavam de mim e não tinham coragem de falar para não me magoar, enfim , eu sentia tudo. E esse tudo um dia transbordou, Graças à Deus, e eu comecei a minha luta. No começo foi duríssimo, mas eu continuei... Todos nós que temos excesso de peso, já passamos por todos os grupos de apoio, já frequentamos endocrinologistas, já tentamos terapia em grupo, e as coisa funcionam um tempo e depois vão pro ralo, porque? Porque naquele momento, a mudança não era real e interna, era social. Quando pegamos a rédea da nossa vida com braços fortes e objetivos, não desviamos o curso, vamos até o fim. Eu fiz isso. Quando pensava em cair, eu levantava, quando pensava em parar eu me empurrava, e foi assim o tempo todo, até sair da posição de lagarta e voar como borboleta. Tenho que ser alerta constantemente, sempre! Quero encorajar todos os que desejam tentar essa mudança, porque a vida realmente muda pra melhor, muito melhor. Fiz um Mix de tudo que eu sabia e montei minha dieta alimentar de acordo com aquilo que eu gostava. Exemplo:

Só como fruta de baixa caloria, melão, melancia, mamão , maçâ, pera e 2 vezes por semana entra a banana. Bebo água o dia todo. Como carbidrato só até a hora do almoço, à noite, nem pensar. Evito misturar carboidratos com proteinas. No almoço se quero comer arroz e feijão ( 1 colher da gde de arroz e 1 concha rasa de feijão ), como com legumes e folhas à vontade. Não coloco nenhuma proteína. E no jantar como a sopa de legumes de entrada e proteina com salada ou legumes cozidos. Eu só misturo proteína + carboidrato no café da manhã, no pão com ovo, ou peru, ou queijo enfim, só pela manhã junto os dois. Isso funcionou pra mim, e até hoje é assim. Eu adoro!! Como uma grande quantidade de vegetais, sem neura e contagem de pontos. Fico satisfeita e me sinto forte para continuar sempre. Vou contar mais com o tempo , tem história! Bjs Petê

"Desenvolver força, coragem e paz interior demanda tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que decidiu mudar. Cada ação que você executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro de seu coração."

Nenhum comentário:

Postar um comentário